A massagem relaxante é uma técnica que aplica movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo, como cotovelos, punhos e antebraços.
Durante a massagem são utilizados cremes ou óleos vegetais ou que auxiliam a execução dos movimentos sempre contínuos, mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.
A massagem relaxante libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse.
De modo geral a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.
Por estimular a drenagem linfática, a massagem relaxante auxilia na eliminação das toxinas do corpo e a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares como o ácido láctico (o que contribui para o alivio das dores musculares), aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele que deixa a mesma mais macia e bonita).
Quando a massagem relaxante é indicada?
Somente profissionais qualificados podem realizar a massagem relaxante. Verifique se o mesmo é formado em massoterapia ou fisioterapia. Movimentos bruscos e pressões intensas em determinadas áreas podem causar lesões graves se forem feitas por pessoas despreparadas.
- Alívio do estresse e ansiedade
- Artrose
- Cansaço ou esgotamento físico
- Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias
- Debilidade física
- Desmotivação e perda de forças para realizar as atividades cotidianas
- Enxaquecas
- Fibroses
- Metabolismo lento
- Perturbações digestivas
- Problemas emocionais
- Sono excessivo ou episódios freqüentes de insônia
Quando a massagem relaxante é contraindicada?
- Alterações cardíacas e vasculares
- Casos de gripe ou infecção forte
- Doenças contagiosas
- Embolias
- Febre
- Fraturas ósseas
- Infecções
- Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição
- Pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas
- Trombose Venosa Profunda (TVP)